CRIAR UMA JÚNIOR EMPRESA
Júnior Iniciativa
Uma associação sem fins lucrativos ou um grupo informal de estudantes do ensino superior que tem por objetivo criar uma Júnior Empresa, seguindo os procedimentos indicados para tal.
1
Surgimento da ideia
Motivação de criação de uma Júnior Empresa com uma determinada área de negócio/core business suportada pela área de estudos/background académico, que promova o desenvolvimento de estudantes na respetiva Instituição de Ensino Superior
2
Contacto com a Junior Enterprises Portugal
Através do formulário de contacto disponível no final desta página
3
Programa de crescimento da Junior Enterprises Portugal
Estando sobre a alçada da Federação, a Júnior Iniciativa compromete-se a usufruir de um programa de acompanhamento, baseado em reuniões de periodicidade mensal, em prol do seu desenvolvimento em 3 segmentos: desenvolvimento organizacional, fundação legal e desenvolvimento externo
4
Auditoria intercalar e contactos pontuais
Auditoria detalhada da Júnior Iniciativa, que culmina num parecer determinante para a concretização da Auditoria de Admissão
5
Auditoria de admissão
Auditoria profunda da Júnior Iniciativa e aferição da sua qualidade, fator este primordial na elaboração do parecer por parte da Federação
6
Deliberação em Assembleia Geral
Votação em sede de Assembleia Geral, por parte dos associados, da passagem a Júnior Empresa
7
Estatuto de Júnior Empresa
VANTAGENS
#1 Vantagens para a instituição de ensino
#2 Vantagens para os estudantes
#3 Vantagens para as instituições e empresas
Aposta no desenvolvimento e empregabilidade
Fazer parte de uma JE desenvolve a taxa de empregabilidade dos estudantes de uma faculdade em 20% e a probabilidade de criarem o próprio negócio. Promove ainda a consolidação dos conhecimentos, fazendo com que os estudantes se tornem melhores profissionais e cidadãos ativos.
Cooperação empresarial e compromisso
As Júnior Empresas atuam como ponte entre a academia e o mundo empresarial, promovendo a reputação da universidade enquanto realizam projetos de alto valor acrescentado para clientes individuais ou empresariais. Por isto mesmo, apresentam também melhor desempenho nos estudos através dos conhecimentos adquiridos na Júnior Empresa.
Notoriedade de marca e exposição internacional
Os Júnior Empresários integram uma rede internacional que conecta 14 países diferentes, só na Europa. A exposição da Júnior Empresa confere às universidades reconhecimento e notoriedade de marca, devido à presença em eventos internacionais que aumentam o alcance da universidade.
Sair da zona de conforto e fazer parte de algo
Todos os dias, os Júnior Empresários lidam com situações inesperadas que os obrigam a ser flexíveis e a desenvolver skills de líderes. Além disso, têm a oportunidade de pertencer a uma rede mundial que envolve milhares de pessoas.
Mercado de trabalho e meio empresarial
Como Júnior Empresário, terás contacto direto com clientes, outras Júnior Empresas e instituições públicas. Assim, vais ligar-te mais facilmente ao meio empresarial e aumentar a probabilidade de seres empreendedor e bem sucedido no mercado de trabalho.
Experienciar o empreendedorismo e a disrupção
Desenvolver confiança, segurança e experienciar o conceito de empreendedorismo numa idade tão jovem são algumas das oportunidades que, como estudante do ensino superior e Júnior Empresário, se pode obter neste ambiente de aprendizagem multicultural.
Desenvolver estratégia de Employer Branding
Relacionar-se com uma Júnior Empresa permite igualmente desenvolver uma relação com os restantes alunos da faculdade onde ela está inserida. O investimento no empreendedorismo ligado à educação reforça a estratégia de Employer Branding das empresas.
Apoio em projetos
Algumas instituições poderão disfrutar de projetos empreendedores focados nas organizações, integrando os Júnior Empresários com pensamento inovador e disruptivo em projetos colaborativos que beneficiam ambas as partes.
Potenciar a educação empreendedora
Associar a marca de uma instituição ou empresa à responsabilidade social que deriva do apoio concedido a uma Júnior Empresa e que suporta programas de educação promotores do empreendedorismo, é uma mais-valia para a notoriedade da marca.
ENVIAR EMAIL